quarta-feira, 21 de maio de 2008


A Secretaria Municipal de Educação realizou nessa última segunda feira (dia 19/05/2008) a abertura oficial do Projeto Escolas em Ação por um Município Sustentável. Com o intuito de contextualizar a educação novolindense com os aspectos regionais e locais, esse Projeto tem início com o Curso de Formação de Educadores Socioambientais, constituído por 120 horas-aula e que atenderá 45 docentes das escolas municipais.

O evento foi realizado no Pólo de Atendimento Antonio Jeremias Pereira e contou com a presença da Srta Secretária de Educação Vanda Lucia Sampaio Oliveira, além da Coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a Srta. Eliana Nunes Estrela, que falou da importância do Projeto e do esforço do município de Nova Olinda para empreender um processo educativo de qualidade.

Também estavam presentes: Raimundo Sérgio Ribeiro Bastos (do Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios) e a Prof. Neyla (do Núcleo de Desenvolvimento da Escola), ambos da CREDE 18; os secretários municipais da Cultura (Cícera Oliveira da Silva), da Agricultura (José Humberto Jeremias) e da Administração (Francisco José Amorim Fernandes).

A Secretária Vanda Lucia Sampaio Oliveira falou para os professores participantes da alegria em realizar tal projeto, que segundo ela vai de encontro ao plano da Administração Municipal do Senhor Prefeito Afonso Domingos Sampaio, de priorizar a Educação e valorizar a formação continuada dos professores.

Também se manifestaram a Prof. Tereza Hercília Cordeiro Feitosa, diretora da Escola Municipal Padre Cristiano Coelho, representando a direção das Escolas Municipais; o Prof. Francisco Clodovanio Pereira da Silva, representante dos professores municipais e tutor do Curso de Formação de Educadores Socioambientais; e a aluna do 9º ano da Escola Padre Cristiano Coelho Lívia Fernandes da Silva, que representou todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.

A abertura do Projeto Escolas em Ação por um Município Sustentável, socializado entre os presentes, foi animada pelas presenças da Banda Municipal de Música de Nova Olinda, que fez brilhante apresentação, bem como de Flávio Araújo e Vandenbergue, que entoaram bonitas músicas para marcar o momento. Veja as fotos.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

MAIO:

MÊS DAS MÃES


Como vem acontecendo desde 2005, a Administração Municipal de Nova Olinda – CE, nesse mês de maio de 2008, homenageia todas as mães novolindenses, celebrando o imenso valor que essas mulheres representam para a comunidade.

Desde o dia 01 de maio (quinta-feira), estão sendo celebradas missas em ação de graças ao dia das mães em todas as localidades do município, numa forma de integrar o território municipal numa corrente de valorização da data. Todos os cidadãos e cidadãs novolindenses estão convidados a participarem desses momentos de celebração.

A Secretaria de Educação e as demais secretarias municipais estão juntas nessa ação comemorativa.( Veja fotos em nossa galeria).

terça-feira, 13 de maio de 2008


EDUFUTURO:
educação de qualidade para um futuro feliz

A Secretaria de Educação de Nova Olinda lançou a primeira edição do EDUFUTURO, um boletim bimestral impresso de informações que tem por finalidade informar a todos os cidadãos novolindenses como anda a educação pública municipal, divulgando eventos, atividades e projetos desenvolvidos, além do desempenho dos estudantes em exames externos, políticas de qualificação e valorização do corpo docente e muitos outros itens.

A primeira edição do EDUFUTURO apresenta as seguintes matérias:

A educação presente nas comemorações do 14 de abril

Aborda a forma como as escolas do município se apresentaram em desfile no dia em que Nova Olinda comemorou 51 anos de emancipação política e reflete sobre a importância desse evento para os munícipes.

Estudantes de Nova Olinda vêm obtendo melhores resultados em avaliações externas

Esse texto apresenta as pontuações obtidas pelos estudantes de Nova Olinda em testes do Governo do Estado do Ceará (PAIC e SPAECE), mostrando a evolução no desempenho dos discentes nas últimas provas.

Fez bonito

Um breve relato sobre a programação da Escola de Ensino Fundamental Avelino Feitosa na Semana de 07 a 14 de abril, na qual brincadeiras, jogos e diversas atividades foram realizadas.

Melhoria na remuneração dos professores 2004-2008

Demonstra que o salário base dos docentes da rede municipal de ensino de Nova Olinda vem se ampliando desde 2005, sendo uma das principais formas de promoção de uma educação de qualidade.

Matrícula Total da rede municipal de ensino de Nova Olinda 2004-2008
Informa sobre a quantidade de alunos atendidos pelas Escolas Municipais, além de discorrer sobre o número de unidades de ensino de acordo com a localização das mesmas (urbana ou rural) e o total de professores, segundo a maior titulação apresentada.

Vivendo a educação: alguns projetos desenvolvidos

Apresenta cinco diferentes projetos em realização pela Secretaria Municipal de Educação (Proerd, Escolas em Ação por um Município Sustentável, Doces Notas, Reforço Escolar e Agente Escolar). Além disso, mostra-se como os mesmos são efetivados e quais os seus objetivos.

Não deixe de ler na íntegra o EDUFUTURO. Procure um exemplar nas escolas ou na Secretaria de Educação.

Educação é um assunto que interessa a todos, participe!

Tem duvidas ? Pesquise no Google