terça-feira, 23 de junho de 2009

SPAECE 2008- EXCELENTE RESULTADO DE NOVA OLINDA

Nova Olinda está entre os 23 municípios cearenses que receberam na tarde desta terça-feira (22), em Fortaleza, o certificado “Município Destaque 2009” por que obtiveram indicadores acima da média no Sistema Permanente de Avaliação de Educação Básica do Ceará (Spaece). O governador Cid Gomes e a secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela, apresentaram, a partir das 16 horas, no auditório principal do Centro de Convenções, os resultados do Programa Alfabetização na Idade Certa(Paic) e entregam o Prêmio Escola Nota Dez 2008. Nova Olinda foi representada pelo prefeito Afonso Domingos Sampaio que esteve acompanhado, também, da secretária de educação do município e de diretores das escolas premiadas.

Duas instituições de ensino foram decisivas para a certificação do município. Escola José Liberalino da Silva, localizada no bairro Vila Alta e, Escola Padre Cristiano Coelho na Sede. Juntas as duas instituições vão receber do governo do estado 180 mil reais a título de premiação para investimentos nos estabelecimentos de ensino.

Para a titulara da secretaria da educação de Nova Olinda, Vanda Lúcia Sampaio de Oliveira "a posição do municípío entre os primeiros colocados mostra que Nova Olinda está na faixa de nível desejável na alfabetização de crianças" lembrando que a premiação foi concedida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação Básica aos municípios que obtiveram indicadores acima da média nas disciplinas de Português e Matemática correspondendo a mais um ciclo da avaliação da Alfabetização, realizado por meio do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica(Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa, que envolveu um total de 124 mil alunos do 2º ano de seis mil escolas públicas do Ceará.

O prefeito Afonso Sampaio observou que "para Nova Olinda, ocupar um lugar de destaque nesta lista de bons resultados foi preciso sair do discurso e partir para prática administrativa privilegiando a educação como base para o desenvolvimento"disse. "Esta é mais uma prova de que Nova Olinda esta cada vez melhor" frisou. O prefeito analisa, ainda, que "o resultado da pesquisa da Secretaria de Educação do Estado apresentando nossa cidade (Nova Olinda) como um dos municípios cearenses que melhor alfabetizam os seus alunos demonstra que estamos trabalhando certo mas, também, que ainda existe um longo caminho a seguir, afinal ainda não somos cem por cento. No entanto, importa agora que saimos do zero e alcaçamos nota alta. Lógico que alcançar o vigésasimo terceiro lugar entre os 184 municipios cearenses é muito bom, mas não podemos nos acomodar. Os índices são um desafio a mais para a nossa administração. É um trabalho que não posso comemorar sozinho, porque posso contar com uma das melhores equipes administrativas na secretaria da educação e nas escolas e com uma boa equipe de prefossores e com a participação dos pais e dos alunos, afinal essa conquista é deles (dos Alunos)" afirma.

A AVALIAÇÃO - O exame avalia a alfabetização dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental (Spaece-alfa) e as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

COLOCAÇÃO - Nova Olinda está colocada entre os 23 melhores resultados obtidos pelos 184 municípios cearenses.

NOTAS - As Escolas com melhor desempenho na cidade de Nova Olinda foram José Liberalino da Silva com média 8.7 e Padre Cristinao Coelho com 8.5. Estas escolas estão entre as 16 das 150 "melhor" avaliadas no estado do Ceará.

PREMIAÇÃO - A escola José Liberalino receberá 105 mil reais. A Escola Padre Cristinao Coelho 75 mil reais. O prefeito Afonso recebeu o Certificado "Município destaque".

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Comunicado

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Olinda em parceria com Universidade do Vale do Acarau - UVA, informa aos interessados que as inscrições para o Vestibular para os Cursos de Graduação em Geografia e Pedagogia, estarão abertas na referida Secretaria no período de 15 a 19 de junho do corrente. Informamos ainda que será necessário copia de CPF e RG dos interessados e a taxa de inscrição é de R$ 30,00 ( trinta reais). Para mais informações procurar a Secretaria Municipal de Educação.


Tem duvidas ? Pesquise no Google