sexta-feira, 30 de abril de 2010

Conteúdo da Prova de Seleção dos Professores da Plataforma Freire - Primeira Licenciatura


GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR– SECITECE

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA

Gabinete do Reitor

ANEXO I - PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS

PORTUGUÊS

1. Compreensão e interpretação de textos.

2. Gramática no texto e na frase.

MATEMÁTICA

1. Sistema de Numeração Decimal: Leitura e escrita de números (valor absoluto e relativo),

composição e decomposição de números. Divisibilidade (critérios de divisibilidade, múltiplos,

divisores, MDC e MMC).

2. Conjuntos Numéricos: Operações fundamentais no conjunto dos Números Naturais e

Inteiros, Operações Fundamentais no conjunto dos Números Racionais e Reais, Representação

decimal.

3. Proporcionalidade: Razão e Proporção, Regra de Três Simples, Porcentagem e Juros

Simples.

4. Medidas: Perímetro e áreas das principais figuras planas.

5. Equações: Resolução de equações de 1o e 2o graus e sistemas de equações.

6. Cálculo Algébrico: Expressões algébricas, Operações com polinômios e fatoração.

7. Funções: Linear e Quadrática.

GEOGRAFIA

1. O universo: a Via Láctea; o Sistema Solar.

2. A terra: Características Gerais: movimentos de rotação e translação; as estações climáticas;

os pontos cardeais e as coordenadas geográficas; continentes e oceanos.


3. As Paisagens Naturais: A influência do clima, relevo, vegetação e solo na formação das

paisagens naturais; características gerais das paisagens naturais: áreas temperadas, áreas

tropicais, desertos, altas montanhas e zonas polares.

4. O Brasil: Características Gerais: as grandes regiões; o momento econômico atual.

5. O nordeste: Características Físicas Gerais: as sub-regiões: zona da mata, semi-árido e

meio-norte; bases da economia do Nordeste.

6. O Ceará: Características Gerais: área, população, vegetação, clima e relevo; o semi-árido

cearense: secas e êxodo rural; A economia: agricultura, pecuária, pesca e industrialização.

HISTÓRIA DO BRASIL

1. A Família Real no Brasil: causas da vinda da Família Real; a corte no Rio de Janeiro; a

política externa de D. João; a Revolução de 1817 em Pernambuco.

2. A Independência: A Regência de D. Pedro; a Guerra da Independência; o Primeiro Reinado;

a Confederação do Equador.

3. A abolição da escravatura: A gênese do espírito abolicionista; a Inglaterra e a abolição; as

Leis do Ventre Livre, dos Sexagenários e Áurea; conseqüências da abolição.

4. A República: a gênese republicana; as questões militares; a questão religiosa; a

Proclamação da República e o Governo Provisório.

5. A República Contemporânea: A Revolução de 1930; as Constituições de 1934 e 1937; o

Brasil na Segunda Guerra Mundial; o Brasil atual: aspectos gerais e tendências da civilização

brasileira.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Trabalhos com o PAR – Plano de Ação Articulada

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REFLEXÃO E AÇÃO . . .

“Assim se faz Educação com qualidade e responsabilidade”.

O Ministério da Educação através de parceria com a Universidade Federal do Ceará, desenvolve um trabalho de acompanhamento do PAR – Plano de Ação Articulada, através de visitas aos municipios pela equipe de consultores.

O nosso municipio recebeu essa visita, como ja mensionado acima, na qual a Consultora Mônica Sá buscou acompanhar, orientar e juntos superarmos as dificuldades e principalemente direcionar encaminhamentos dentro da realidade local, mobilizando a equipe na realização das ações de execução do município e a buscar apoio técnico do MEC.

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Nessa Oportunidade visualizamos a melhoria da nossa prática, no que diz respeito ao monitoramento do nosso sistema e da conscientização de que precisamos de uma melhor articulação entre orgãos competentes e de priorização na execução do planejado. 

Constatamos que realizamos grandes ações e que esse acompanhamento foi grande norteador no sucesso do nosso trabalho, pois os municípios necessitam desse direcionamento. No momento concluimos o nosso monitoramento e incluímos ações de construção de escolas e aquisição de carteiras para alunos, que serão financiadas pelo FNDE. ( Fotos)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Desfile do dia do Municipio – 14 de Abril de 2010

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Fazer história é uma das marcas da administração pública de Nova Olinda, onde fazemos ações que contribuam para o desenvolvimento e o resgate das influências dos povos que nos antecederam para a construção da sociedade de nossa gente.

Nova Olinda, “princesa do Cariri”, nesse ultimo dia 14 completou mais um ano de emancipação política e fizemos uma festa com a identidade de nosso povo, que embalados pelos sons dos tambores e os acordes dos instrumentos de sopro se confraternizaram e com a alegria tornou essa data o marco da liberdade. Liberdade essa que há cinqüenta e três anos virou um marco histórico para aqueles que lutavam por libertação.

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Não devemos nos esquecer da brilhante participação dos municipios de Santana do Cariri, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Milagres, Aiuaba, Salitre, Potengi, Altaneira, Assaré, Araripe, Campo Sales, Caririaçu e Varzea Alegre.

Confira galeria de Fotos

terça-feira, 6 de abril de 2010

CAPACITAÇÃO DO PROJETO PETECA

 100_3019Nos dias 23 e 30 de março do corrente ano aconteceu em Nova Olinda – CE a formação do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA. Os encontros foram realizados no auditório do Centro de Saúde, com os coordenadores e representantes dos professores das escolas cadastradas ao Programa, escolas estas de modalidades diferenciadas de ensino, membros da coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e técnicos da mesma. Contou também com a presença da coordenadora municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PET e da assistente social Mônica Ivo.

O primeiro encontro foi iniciado com a palavra da Secretária Municipal de Educação, Vanda Lucia Sampaio Oliveira, que salientou a responsabilidade que temos como professores/educadores em estarmos atentos as nossas crianças e adolescentes dentro e fora da escola, vendo no PETECA um Programa que veio somar para que juntos possamos lutar pela garantia dos direitos desses “pequenos”, por uma melhor qualidade de vida. Em seguida foi apresentado o Programa detalhadamente através de slides tendo a participação dos presentes com indagações e comentários. Foi mostrado e discutido posteriormente os aspectos legais em relação à questão do trabalho infantil e exibido um vídeo com duas crianças em realidades opostas havendo comentários sobre o mesmo.

À tarde os trabalhos foram iniciados com a apresentação do Manual de Orientações Pedagógicas sendo feito um estudo deste, contribuindo bastante para enriquecer os nossos conhecimentos acerca do assunto. Havendo em seguida a exibição de um vídeo sobre as Piores Formas de Trabalho. Para finalizar o primeiro dia, tivemos a confecção de um Mural Coletivo onde os partícipes puderam colocar suas expectativas em relação ao Programa fazendo ao mesmo tempo uma avaliação de tudo que foi visto durante o dia.

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O segundo encontro iniciou com slides sobre “Prejuízos do trabalho infantil para a Educação” sendo comentado e discutido pelas coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação acrescentando informações sobre a importância da criança na escola.

Dando continuidade aos trabalhos a assistente social Mônica Ivo ministrou uma palestra sobre o Estatuto da Criança e do adolescente mostrando entre outros, como surgiu e quais os artigos que garantem a educação, saúde, lazer e proíbem totalmente o trabalho infantil. Em seguida foram apresentados slides sobre o “Prejuízo do trabalho infantil para a Saúde” e apresentado a Cartilha Brincar, estudar, viver... Trabalhar, só quando Crescer.

Foi realizado um estudo, à tarde, baseado na Cartilha e os coordenadores e professores sugeriram formas diferenciadas de como se trabalhar a mesma dentro da sala de aula. Assistiram o DVD “Você viu a Rosinha?” O qual abriu um leque de discussões sobre o tema abordado e a nossa realidade. Encerraram-se os trabalhos com a apresentação de algumas dicas de como se trabalhar o DVD e feita uma avaliação sobre o encontro.

Visando não somente trabalhar a situação de exploração presente, mas também sua prevenção, o PETECA vem sensibilizar todos aqueles que ainda não enxergam ou veem com naturalidade essa prática criminal que agride e fere os Direitos Humanos.

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