quinta-feira, 3 de abril de 2008



01. Apresentação

As escolas são organizações com grande potencial para contribuir na construção de melhores condições de vida em nossas comunidades.

Escolas são espaços de vida, de realização de experiências coletivas, de aprendizado comunitário, de encontros e interações entre os cidadãos. São também, alvos de grande desafio: serem agentes de transformação local, que contribuam para melhorar a vida das pessoas em seu lugar.

É essa importância que orienta o projeto Escolas em Ação por um Município Sustentável. Trata-se de um esforço para que a atuação das escolas municipais novolindenses se contextualize com os aspectos socioeconômicos, culturais, políticos e ambientais locais.

Defende-se a vinculação dessa atuação à educação para a convivência com o Semi-árido, como forma de pensar o município no contexto regional. Contribuir para a localidade, espaço direto de vida, é a idéia norteadora desse projeto.

02. Objetivos

O que mais se pretende é:

Desencadear um processo educativo intensivamente identificado com a busca de um desenvolvimento sustentável para o município de Nova Olinda, baseado na contextualização da ação das escolas com os aspectos locais e regionais.

03. Princípios

§ Conhecimento para emancipação social;

§ Convivência com o Semi-Árido;

§ Autonomia das unidades escolares;

§ Processo de aprendizagem social;

§ Empoderamento dos sujeitos envolvidos;

§ Atitude de iniciativa e inovação;

§ Universalidade e interdisciplinaridade do conhecimento.

04. Metodologia

Início do processo:

Fornecimento do Curso de Formação de Educadores Socioambientais, que reunirá professores e gestores da maioria das escolas num espaço de socialização de conhecimentos, de debate de idéias e de formulação de propostas para o encaminhamento das ações. A referida formação terá início nesse mês de abril.

Nenhum comentário:

Tem duvidas ? Pesquise no Google