terça-feira, 6 de abril de 2010

CAPACITAÇÃO DO PROJETO PETECA

 100_3019Nos dias 23 e 30 de março do corrente ano aconteceu em Nova Olinda – CE a formação do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA. Os encontros foram realizados no auditório do Centro de Saúde, com os coordenadores e representantes dos professores das escolas cadastradas ao Programa, escolas estas de modalidades diferenciadas de ensino, membros da coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e técnicos da mesma. Contou também com a presença da coordenadora municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PET e da assistente social Mônica Ivo.

O primeiro encontro foi iniciado com a palavra da Secretária Municipal de Educação, Vanda Lucia Sampaio Oliveira, que salientou a responsabilidade que temos como professores/educadores em estarmos atentos as nossas crianças e adolescentes dentro e fora da escola, vendo no PETECA um Programa que veio somar para que juntos possamos lutar pela garantia dos direitos desses “pequenos”, por uma melhor qualidade de vida. Em seguida foi apresentado o Programa detalhadamente através de slides tendo a participação dos presentes com indagações e comentários. Foi mostrado e discutido posteriormente os aspectos legais em relação à questão do trabalho infantil e exibido um vídeo com duas crianças em realidades opostas havendo comentários sobre o mesmo.

À tarde os trabalhos foram iniciados com a apresentação do Manual de Orientações Pedagógicas sendo feito um estudo deste, contribuindo bastante para enriquecer os nossos conhecimentos acerca do assunto. Havendo em seguida a exibição de um vídeo sobre as Piores Formas de Trabalho. Para finalizar o primeiro dia, tivemos a confecção de um Mural Coletivo onde os partícipes puderam colocar suas expectativas em relação ao Programa fazendo ao mesmo tempo uma avaliação de tudo que foi visto durante o dia.

 100_3043

O segundo encontro iniciou com slides sobre “Prejuízos do trabalho infantil para a Educação” sendo comentado e discutido pelas coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação acrescentando informações sobre a importância da criança na escola.

Dando continuidade aos trabalhos a assistente social Mônica Ivo ministrou uma palestra sobre o Estatuto da Criança e do adolescente mostrando entre outros, como surgiu e quais os artigos que garantem a educação, saúde, lazer e proíbem totalmente o trabalho infantil. Em seguida foram apresentados slides sobre o “Prejuízo do trabalho infantil para a Saúde” e apresentado a Cartilha Brincar, estudar, viver... Trabalhar, só quando Crescer.

Foi realizado um estudo, à tarde, baseado na Cartilha e os coordenadores e professores sugeriram formas diferenciadas de como se trabalhar a mesma dentro da sala de aula. Assistiram o DVD “Você viu a Rosinha?” O qual abriu um leque de discussões sobre o tema abordado e a nossa realidade. Encerraram-se os trabalhos com a apresentação de algumas dicas de como se trabalhar o DVD e feita uma avaliação sobre o encontro.

Visando não somente trabalhar a situação de exploração presente, mas também sua prevenção, o PETECA vem sensibilizar todos aqueles que ainda não enxergam ou veem com naturalidade essa prática criminal que agride e fere os Direitos Humanos.

Clique e veja mais fotos

Nenhum comentário:

Tem duvidas ? Pesquise no Google